Programa gratuito que ajuda quem deseja empreender abre 200 vagas no Espírito Santo

20/03/2024 10h24

Do total, 140 são exclusivas para projetos de empreendimentos nas comunidades da periferia da Grande Vitória

 

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), está abrindo 200 vagas para a segunda edição do programa de pré-incubação de negócios. Do total de vagas, 140 são voltadas para empreendimentos na comunidade dos empreendedores (Cocreation Social Lab). Outras 60 buscam empreendedores nas comunidades que queiram desenvolver negócios inovadores (startups) com potencial de desenvolvimento (Cocreation Lab).

O programa é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), do Programa Estado Presente e Defesa da Vida e os Ambientes Sociais de Inovação (ASI), com execução da TXM Methods, com apoio da BButton Ventures.

 

As vagas são para a região da Grande Vitória e as inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira (12). Mais informações em https://cocreationlab.com.br/editais/. A participação é 100% gratuita e as turmas devem ter início no próximo dia 25 de abril.

 

O Cocreation Social Lab é um programa de trabalho colaborativo, realizado em comunidades periféricas e para pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo ferramentas para que desenvolvam o empreendedorismo e possam gerar renda. O programa busca levar informação inovadora para quem mais precisa, com linguagem e conteúdo adaptado para a realidade local. Serão sete turmas nas comunidades de Taquara, Hélio Ferraz, Jacaraípe, no município da Serra; Território do Bem (Itararé, Bonfim, Consolação, Bairro da Penha, Gurigica) e Centro, em Vitória; e São Torquato, em Vila Velha. As inscrições para este laboratório podem ser feitas pelo aplicativo de Whatsapp, enviando mensagem para o número (48) 99132-8760 com o texto “Inscrição” para receber o formulário e se candidatar.

 

Já o Cocreation Lab ajuda pessoas a desenvolverem seus negócios inovadores, principalmente com uso de tecnologias. São 60 vagas em três unidades: Centro (Vitória), São Torquato (Vila Velha) e Jacaraípe (Serra). As inscrições para o Cocreation Lab podem ser feitas no site cocreationlab.com.br/editais. Nos dois projetos, os participantes recebem cinco meses de mentorias, palestras, aulas e ferramentas – tudo gratuito – que ajudam a tirar ideias da cabeça e colocá-las no papel.

 

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), explica que Cocreation Social Lab, é uma iniciativa do Governo do Estado que vai muito além de um programa de pré-incubação de negócios. “Este projeto é uma expressão concreta do nosso compromisso em promover a inclusão e transformação social por meio do empreendedorismo. Ele não apenas oferece oportunidades de desenvolvimento de negócios, mas se insere nas comunidades periféricas, atingindo aqueles em situação de vulnerabilidade. É um programa que leva esperança, ferramentas e conhecimento inovador para quem mais precisa. Buscamos não apenas gerar renda, mas capacitar pessoas a serem agentes de mudança em seus próprios contextos”, afirmou.

Luiz Salomão Ribas Gomez, CEO da TXM Methods, reforça que a metodologia usada pelos programas ajuda a desenvolver um plano de negócios estruturado, com mais chances de sucesso a longo prazo. “Estamos muito felizes em contribuirmos com o ecossistema do Espirito Santo. O empreendedorismo impacta a economia das cidades, qualifica negócios e dá oportunidade para quem está em situação de vulnerabilidade social e que, muitas vezes, precisa apenas de um incentivo para garantir o sustento da própria família”, pontuou Salomão.

 

Sobre a TXM Methods

 

A TXM Methods é uma empresa voltada para inovação, que desenvolveu uma metodologia exclusiva aplicada para o desenvolvimento de ideias e negócios. Pensada para desenvolver o empreendedorismo desde a pré-incubação até a aceleração de novas empresas, a TXM já ajudou a criar mais de 1 mil negócios em programas de inovação nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Alagoas, Espírito Santo, Paraná e Maranhão. Pelos seus programas, já passaram 3,4 mil projetos, sob a orientação de mais de 800 mentores e mais de 8 mil encontros presenciais ou pela plataforma exclusiva. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente, por meio de apoio de parceiros como o Sebrae, universidades, entidades empresariais, governos estaduais e prefeituras.

 

Serviço

Programa Gratuito de Pré-Incubação de Negócios no Espírito Santo

Abertura do edital: 12/03

Vagas: 200 vagas para a segunda edição do programa de pré-incubação de negócios em parceria com Sebrae-ES, Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ambientes Sociais de Inovação (ASI), TXM Methods e apoio da BButton Ventures.

 

Vagas: 140 vagas, Cocreation Social Lab, destinado a comunidades periféricas na Grande Vitória. Ferramentas para desenvolver empreendedorismo e gerar renda. Inscrições via WhatsApp: (48) 99132-8760 com o texto "Inscrição". Sete turmas em diferentes localidades.

 

Vagas: 60 vagas, Cocreation Lab focado em startups inovadoras nas unidades: Centro (Vitória), São Torquato (Vila Velha) e Jacaraípe (Serra).

Inscrições: https://cocreationlab.com.br/editais. Cinco meses de mentorias, palestras, aulas e ferramentas gratuitas. Inscrições: Abertas a partir de terça-feira (12) para a região da Grande Vitória.


100% gratuitas. Início das turmas em 25 de abril.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação Secti

Heliomara Ribeiro Mulullo
27 999537923